sábado, 15 de janeiro de 2011

Como consultar um psicólogo sem pagar?

5 stages of grief (Depression) #4photo © 2007 Tiffany Bodison | more info (via: Wylio)

Em que um (a) psicólogo (a) pode te ajudar? 

E quando não se tem dinheiro para pagar o tratamento, o que fazer?

Todos passamos por momentos difíceis na vida. Muitas situações conseguimos lidar sozinhos e superar. No entanto, existem acontecimentos na vida que dificilmente conseguiremos dar conta (ou superá-los sem sofrer muito) a não ser com o auxílio de um profissional. Então, um possível caminho é recorrer a um (a) psicólogo (a)!

Em que tipo de situações um (a) profissional de psicologia pode te auxiliar? Em qualquer situação em que haja um ser humano em sofrimento psicológico. Exemplos: timidez, ansiedade, medo de falar em público, dificuldades de relacionamento, dúvidas quanto à sexualidade, problemas no trabalho, pânico, depressão, transtornos alimentares... a lista é grande.

Mas, você pode dizer: "psicólogo custa caro!" Na verdade o custo da terapia com profissional de psicologia pode ser elevado para nossos bolsos, mesmo quando o valor não é exorbitante (já que o atendimento costuma durar por uma hora, enquanto num médico você é atendido em alguns minutos). De qualquer forma, é algo que compensa pagar, já que terá reflexos positivos em todos os setores da sua vida: relacionamentos, trabalho, qualidade de vida, etc.. No entanto, há casos em que a pessoa não tem nenhuma possibilidade de pagar por atendimento psicológico.

O que fazer?


Aí vem a dica de hoje: em todos os cursos de psicologia há clínicas sociais que atendem a comunidade geralmente de forma gratuita ou cobrando apenas um valor simbólico (pode ser 1 real o valor de cada sessão, por exemplo). Os atendimentos costumam ser feitos por alunos do último ano do curso com supervisão dos professores. Então, conheça as faculdades de psicologia da sua cidade e não deixe de falar terapia por falta de grana!

Qualquer dúvida, já sabe: blogrespostavirtual@gmail.com

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário